Para essa discussão selecionamos alguns materiais/textos de autores como (CORREIA, 2005), (VEIGA, 2003) entre outros, que foram distribuidos no encontro e irão reforçar nosso debate.
Inicialmente dividimos esse encontro em 3 momentos.
No 1º momento fizemos a apresentação dos passos chaves que devem conter em um Projeto Político Pedagógico e já designamos qual o papel da comissão e o que era pra ser produzido com o grupão da comunidade escolar. A professora Elisangela estava presente e fez algumas considerações sobre esses passos, reforçando a importancia da elaboração dos mesmos.
Passos que devem conter num PPP na perspectiva de Correia (2005):
- Título do PPP;
- Dados de identificação da instituição: nome da escola, endereço, tipificação (EducaçãoInfantil, Ensino Fundamental...);
- Justificativa
- Objetivos;
- Marcos de Referência: marco situacional, marco teórico ou conceitual, marco operacional;
- Diagnóstico;
- Programação de atividades escolares;
- Avaliação Institucional;
- Avaliação e atualização do PPP;
- Referências Bibliográficas;
- Data e assinatura dos responsáveis.
Passada essa discussão, no 2º momento, nos realizamos uma dinâmica com o grupo, para descontrair o ambiente e para mostrar para eles a importancia do trabalho em grupo. Dinâmica realizada:
"Auxílio mútuo"Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupando o pirulito. Encerram-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de que é ajudando ao a outra que seremos ajudados.
O momento da dinâmica foi bem descontraido e divertido, o grupo pode brincar um pouquinho com aquela situação, e logo em seguida nos debatemos sobre a importância do trabalho em grupo, e que para realização desse trabalho todos iam ter que se ajudar.
No 3º momento, falamos sobre a justificativa e os objetivos do PPP, atividade que ficaria para ser desenvolvida pela comissão, para ser debatida no próximo encontro.
Nesse encontro compareceram 14 componentes da comissão formada para representar a comunidade escolar.
Nesse encontro compareceram 14 componentes da comissão formada para representar a comunidade escolar.
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