quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DISCUSSÕES SOBRE O PPP - DIA 18/11

No dia 18 de novembro, retornamos a escola para dar continuidade a nossa intervenção. Nesse dia compareceram 8 componentes da comissão organizada.
Iniciamos esse encontro com a realização de uma dinâmica, que tinha como propósito mostrar que não é tão difícil resolver problemas quando contamos com a ajuda do próximo. 

Dinâmica: “dos problemas” 
Material: Bexiga tira de papel Procedimento
Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que terá uma palavra para o final da dinâmica) O facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia (de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, etc. Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair. Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao círculo e então ele pergunta: 1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado; 2) a quem saiu o que ele sentiu. Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que não é tão difícil resolvermos problemas quando estamos juntos. Ele pedirá aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele. Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança, cooperação, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranqüilidade, troca, crítica, motivação, aceitação, etc. (as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo).

Foi bem divertido ver eles fazendo essa dinâmica, jogando os balões para cima, tentando não deixar cair no chão, mas no fim, era impossível para as pessoas que iam ficando dar conta de todos os balões, até que restassem uma única pessoa. Ao fim da dinâmica, eles falaram suas emoções, assim como o significado de cada palavra que tinha dentro do balão de cada um.

Depois dessa atividade, analisamos a justificativa produzida por uma das integrantes do grupo da comissão. Nesse momento, todos puderam opinar a respeito do texto elaborado, num sentido de melhorar o mesmo. Assim, foi realizada uma leitura compartilhada, e a medida que ela ia sendo efetuada, o grupo ia manifestando suas ideias.
Ressaltamos nessa discussão os pontos básicos que devem ser abordados na justificativa.  Foram eles: como teve início esse projeto, qual a sua importâcia para a escola, em quais bases teóricas se sustenta suas ideias, e qual a expectativa na construção do mesmo.
Nesse encontro também sugerimos ao grupo a leitura de materiais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Diretrizes Curriculares; Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outras leituras.
Ao final do encontro, um dos participantes da comissão ficou responsavel por redigir a primeira parte do documento, parte essa que era papel da comissão produzir. 
Os demais passos que devem conter no PPP, vão ser produzidos agora não apenas pela comissão, mas por todos que se disporem a participar desse processo, ficando nossos encontros agora apenas para discutir como eles devem agir, que questões devem abordar na elaboração dos mesmos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário