sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

DISCUSSÕES SOBRE O PPP - DIA 25/11

No dia 25 de novembro retomanos nossas discussões sobre a justificativa e iniciamos uma nova sobre o marco referencial. 
Após algumas considerações sobre a justificativa do PPP pelo grupo, foi iniciada uma discussão nova sobre o marco referencial e seus respectivos componentes, os quais definem onde, para quê e como planejar ações para o bem comum dos educandos dessa comunidade. 
Nessa etapa do trabalho, as ações seriam planejadas pela comissão para serem efetivadas pelos membros da comunidade escolar, assim sendo, nesse encontro, tratamos de estabelecer quais ações e quem iria ficar responsável por colher dados que pudessem ajudar na produção do PPP. Esses dados conforme foi esclarecido no encontro, seriam pesquisados juntos a moradores antigos do bairro, a orgãos como o IBGE, no conselho tutelar, associações de moradores, e em outros meios que possibilitasse encontrar os dados desejados. 
O objetivo de fazer esse levantamento de dados é o de poder a partir deles construir o marco sintuacional, que trata  de responder ONDE, ou seja, aborda a realidade da escola em estudo, suas origens, situação social, político, economica entre outras; o marco teórico ou conceitual, que trata de responder o PARA QUÊ, ou seja, concepção de sociedade, de homem, educação, escola, curriculo, principios norteadores da ação pedagógica; e o marco operacional, que diz respeito ao COMO, como a escola vai realizar suas ações.
As discussões desse dia foram bem proveitosas e com certeza contribuiu bastante para nossa formação.



2 comentários:

  1. e aí meninas, como foi este dia? quais foram suas impressões??? vamos comentar mais um pouco, fiquei curiosa com o andamento das suas atividades. Está ficando muito interessante o seu blog.

    ResponderExcluir
  2. então professora, desde o início desse trabalho que o vemos como mais um abstáculo a ser vencido em nossas vidas acadêmicas, e cada encontro que foi realizado na instituição foi bem marcante em nossas vidas com certeza. O desse dia não foi diferente, como sempre sentimos o entusiasmo dos componentes da comissão em realizar esse trabalho junto conosco, o que nessa altura é muito gratificante, como a realização de todo trabalho está sendo.

    ResponderExcluir